Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Morte do Maior Herói da FEB
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Morte do Maior Herói da FEB

  • Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 18h31
  • Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2023, 18h31
  • Acessos: 31

Max Wolf Filho nasceu, no dia 29 de Julho de 1911, filho de Max Wolf e Etelvina Pacheco. O heróico Sargento prestou o serviço militar inicial, no então 15° Batalhão de Caçadores, em Curitiba-PR, e, posteriormente, foi integrante da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Na época da convocação para a 2ª Guerra Mundial, ele se apresentou, voluntariamente, à Força Expedicionária Brasileira (FEB), sendo designado para a 1ª Companhia do 11° Regimento de Infantaria (11ºRI), em São João Del Rei, Minas Gerais.

O Terceiro-Sargento Max Wolf era reconhecido pela sua bravura, competência militar e disciplina, não somente entre seus camaradas, como em todo o V Exército dos Estados Unidos, no qual se enquadrava a FEB.

A morte, no entanto, encontrou-o, pelo fogo alemão, no dia 12 de abril de 1945, durante arriscada missão de sua patrulha de reconhecimento, nas proximidades de Maserno, ao avançar por uma encosta, a qual tinha como destino a cota 747, essencial para os planos de ataque à Montese. Seu corpo só foi resgatado dias depois por tropas da FEB que se deslocavam para aquela localidade.

Max Wolf foi promovido "post-mortem" ao posto de 2º Tenente, por decreto do Governo da República, datado de 8 de junho de 1945. A sua invariável conduta heroica, grande intrepidez e elevado espírito ofensivo foram reconhecidos com as Medalhas de Campanha, Sangue do Brasil, Medalha Americana Bronze Star e a Cruz de combate de 1ª Classe. Os anais da FEB guardam numerosas citações da relevante atuação de Max Wolf Filho nos combates dos quais participou.

Em face das diversas demonstrações de coragem, disciplina, ação de comando, noção de cumprimento do dever e, principalmente, patriotismo, características essenciais ao líder de pequena fração, a Escola de Sargentos das Armas passou a ser denominada Escola Sargento Max Wolf Filho, conforme Portaria 229, de 23 de abril de 2007.

max wolf filho

registrado em:
Fim do conteúdo da página